sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Linux Mint

Por liberdade e elegância

O Linux Mint é uma distro que possui como base o Ubuntu, ou seja, grosseiramente falando, os desenvolvedores manipulam o sistema Ubuntu em busca de melhorias, adicionando uma interface mais amigável, softwares, codecs etc, tudo para facilitar a adaptação e utilização por parte do usuário.

Quem já utilizou o Ubuntu sabe que, após instalação, a adição de repositórios para diversos programas se faz necessária, parte disso já é realizado previamente no Mint adiantando muito a instalação e utilização do sistema.

Atualmente existe o Mint baseado diretamente no Debian, ou seja, deixa de lado o Ubuntu e as "melhorias mint" são adicionadas diretamente no sistema Debian. Os dois projetos, tanto o Mint-Ubuntu quanto o Mint-Debian são desenvolvidos em paralelo disponibilizando assim, aos usuários, uma opção a mais para estudos, testes etc.

O sistema conta com várias interfaces gráficas: KDE, Xfce, MATE e Cinnamon, confira:

KDE
Clique na imagem para ampliá-la.

Xfce
Clique na imagem para ampliá-la.

MATE
Clique na imagem para ampliá-la.

Cinnamon
Clique na imagem para ampliá-la.

O Linux Mint pode ser encontrado em dois sites, seguem links:

(link externo)
(comunidade brasileira)

Atualmente o Mint está na versão 13, codinome Maya. Acesse os links acima e faça download da ISO. Faça um teste com diferentes interfaces e veja qual se enquadra no seu perfil de usuário.

Seja bem vindo ao mundo Mint.

2 comentários:

  1. Realmente é um SO "bonitasso".
    Uma vez vi um artigo falando que os usuários do rwindows são viciados em aplicativos, sem duvidas a interface grafica e os apps do GNU/Linux estão cada vez melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!

      O bacana é que a distro já possui todos os pacotes necessários para qualquer usuário iniciar no mundo Linux. Sem necessidade de adaptações adicionais e a interface, sem dúvida, das melhores!!!

      Excluir